segunda-feira, 4 de setembro de 2017

IMPUNIDADES, por Kaká Wedoy

Transcrevo texto de Kaká Wedoy

IMPUNIDADES:
"Há uns meses atrás fui avisada que um homem estava invadindo uma casa desocupada que pertence a minha família.
Rapidamente cheguei ao local,liguei para a polícia e fiquei aguardando.Dois policiais entraram na casa e saíram caminhando, normalmente, ao lado do bandido.
Para minha surpresa o bandido foi liberado na hora, sem ao menos revistá-lo para verificar se levava nossos pertences.O policial me explica que ele não cometeu nenhum crime e que não faria a ocorrência. Insisti muito até que a autoridade finalmente pega um papel. Perguntei: qual o nome do sujeito? Ele respondeu: não sei, não pegamos os dados dele. O BO era para o fantasminha.
fui em bora muito frustrada. Minutos depois recebo uma ligação que o cara não só tinha voltado para casa, como tinha ameaçado o lojista ao lado para não contar que estava ali.
Mais uma vez me dirigi para o local. Fiquei mais de 3 horas esperando a polícia. A demora foi porque na troca de turnos alguém "esqueceu" de passar meu chamado. O bandido não estava mais na casa (ou estava nos fundos do terrenoonde a polícia não quis ir porque estava escuro). Mas certamente ele estava morando lá porque encontramos azeite, sal, roupas, papel higiênico, tudo para sua sobrevivência.
Todos os dias acontecem os mais diversos tipos de crime no Brasil. E a cada vez que um bandido sai pela porta da frente dos tribunais ele se sente mais forte. Ele recebe o aval de que tudo bem ele continuar. E ele não só continua. Ele evolui, afinal ele tem certeza da impunidade.
E quem perde o sono? Nós. Porque não vemos uma mudança de mindset de uma sociedade que aceita. E de que a parcela que não aceita é punida pela morosidade e injustiça. Ou pelos próprios bandidos que voltam para a vingança.
Minha insônia vem de olhar para um sistema tão complexo que não sei nem por onde começar a mudar.
O bandido? Ahhh, ele dorme super bem com o chá da impunidade...
Por que quando falamos do Juiz da semana passada que "não viu constrangimento", esquecemos que antes dele tiveram no mínimo 16 juízes que liberaram o bandido da mesma forma? Que houveram promotores, policiais, delegados de polícia envolvidos em todas essas ocorrências? Tiveram políticos que pensaram nas leis que os juízes "seguem"? Tiveram testemunhas que colocaram sua vida em risco para lutar por justiça ou por um país melhor. E qual o resultado?
Por que o bandido não foi julgado ainda pelas 17 ocorrências? O que aconteceu com os processos criminais que abriram contra ele? O que aconteceu afinal? Está muito difícil de entender.
Parecemos um bando de atores "atuando no nosso papel de otários" para uma peça teatral que já sabemos o desfecho...
Isso que estou falando de violência. Imagina se fossem problemas "menos graves" que os cidadãos precisassem do Estado.
Enquanto isso o sistema funciona que é uma beleza... Para propagar a violência, extorquir dinheiro da gente e tudo que tire nossa dignidade...
Sim... essa semana recebi o indeferimento de mais uma multa por dirigir com uma mão só. Detalhe: sou deficiente física e, segundo o detran, tenho que dirigir com uma mão só. A regra é deles, se você segue, é punido. E se você reclama não tem uma explicação.
e aí... adianta ir atrás dos seus direitos? Vai lutar contra a grande República Corrupta do Brasil?
Sento e choro.
Cansei. E só tenho 35 anos."

Kaká Wedoy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário